Não são muitos profissionais que sabem o que é um FPMR ou um FPA de uma Máscara Respiratória, mas, ambos são siglas e significam:
FPMR – Fator de Proteção Mínimo Requerido
FPA – Fator de Proteção Atribuído
A análise do Cálculo do FPMR com a comparação com o FPA do respirador é uma das análises que é feita para se identificar a eficácia dos respiradores ou não.
Vale lembrar que, a análise exclusiva do FPMR com o FPA não garante a eficácia dos Respiradores, para garantir a eficácia dos respiradores a empresa deve elaborar o PPR (Programa de Proteção Respiratória), é o PPR que garantirá a eficácia do respirador.
Mas vamos lá, o cálculo do FPMR é previsto no eBook PPR da FUNDACENTRO e é um cálculo simples de se fazer, a fórmula do FPMR é:
FPMR = (Cm/LT)
Ou seja, é o Resultado da Medição de Agentes Químicos (Cm = Concentração Medida) dividido pelo Limite de Tolerância. O resultado deste cálculo nós teremos o FPMR.
O que se deve fazer com este FPMR? Devo comparar com o FPA das máscaras. Cada máscara respiratória possui um FPA pré-definido também pelo PPR da Fundacentro. Vou dar alguns exemplos de FPA’s:
Máscara Descartável PFF2 – FPA = 10
Máscara Semi-Facial com Cartucho – FPA = 10
Máscara Full Face com Cartucho – FPA = 100
Máscara Full Face de Ar Mandado com Pressão Positiva – FPA 1000
Então, vamos para um exemplo prático, digamos que fiz uma medição de Cloro e o resultado da medição de Cloro deu 3,4ppm. O LT do Cloro na ACGIH (neste cálculo é aconselhável usar os LEO’s da ACGIH e não da NR 15) é de 0,1ppm. O respirador utilizado pelo trabalhador é uma semi-facial com cartucho químico para cloro com FPA = 10.
FPMR = (3,4 / 0,1) = 34
Sendo assim o FPA do respirador é 10 e o FPMR é 34. Isso significa que esta máscara não é adequada ao trabalhador, pois ela não é capaz de proteger o trabalhador desta exposição. Aconselha-se então trocar de respirador para uma Full Face com Cartucho Químico para Cloro que possui um FPA = 100.
E aí, gostou desta informação, envia este artigo para um amigo que você acha que deva conhecer sobre o assunto.
Autor:
- Thiago Santos Machado
- Engenheiro de Segurança do Trabalho
Co-Autor:
- Lucio Carlos Telles Negrete
- Técnico de Segurança do Trabalho
Redes Sociais: https://thiagosantosmachado.com.br/cursos_thiago_machado/