Você sabe enquadrar o Adicional de Insalubridade por Álcalis Cáusticos? Se não, ou se tem dúvidas, vou fazer um breve resumo pra você.
Para poder enquadrar Insalubridade por Álcalis Cáusticos, a primeira coisa que precisamos saber é, o que é um Álcalis Cáusticos? Para isso, vou definir primeiramente Ácali e depois vou apresentar a definição de Cáustico, vejamos:
O que é um Álcali?
Segundo o Livro Guia Geral Propriedades Nocivas das Substâncias Químicas do Autor Pradyot Patnaik, Álcali são bases solúveis em água, sendo que a maioria deles são hidróxidos de metais alcalinos e de metais alcalino-terrosos.
Caso você não sabia ou não lembre, Metal Alcalino e Metal Alcalino Terroso, são substâncias químicas da Tabela Periódica, especificamente a Família 1A e 2A da Tabela Periódica. Vejamos as substâncias:
Metal Alcalino:
– Lítio
– Sódio
– Potássio
– Rubídio
– Césio
– Frâncio
Metal Alcalino Terroso:
– Berílio
– Magnésio
– Cálcio
– Estrôncio
– Bário
– Rádio
O que é Cáustico?
A palavra Cáustico no dicionário significa CORROSIVO!
O eBook “O que é o GHS?” da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), define Corrosão a pele como sendo a ocorrência de danos IRREVERSÍVEIS à pele, após a aplicação de uma substância de teste por até 4 horas. Um dos fatores que comprovam a corrosão é o pH da substância que deve ser menor ou igual a 2 (para os ácidos) ou maior ou igual a 11,5 (para os álcalis).
É importante diferenciar CORROSÃO de IRRITAÇÃO, pois segundo o mesmo eBook, Irritação significa a produção de dano REVERSÍVEL à pele, após a aplicação de uma substância de teste por até 4 horas.
Para ser um cáustico o agente de risco deve causar um dano IRREVERSÍVEL a pele do trabalhador em até, no máximo 4 horas.
Resumindo então, Álcalis Cáusticos são Hidróxidos ou Óxidos de Metais Alcalinos ou Alcalinos-Terrosos que possuem a capacidade de causar corrosão a pele e seu pH é maior que 11,5.
Para ser Insalubre por Álcali Cáustico deve atender o seguinte:
– A substância deve ser um Hidróxido de um Alcalino;
– A FDS/FISPQ deve informar que é corrosivo e não irritante;
– Deve-se medir o pH e o resultado deve ser superior ou igual a 11,5;
– Esta substância deve entrar em contato com a pele do trabalhador.
E aí, gostou desta informação, envia este artigo para um amigo que você acha que deva conhecer sobre o assunto.
Autor:
- Thiago Santos Machado
- Engenheiro de Segurança do Trabalho
Co-Autor:
- Lucio Carlos Telles Negrete
- Técnico de Segurança do Trabalho
Redes Sociais: https://thiagosantosmachado.com.br/cursos_thiago_machado/